CulturaPrimeira Vista

Escola de Válega inaugura acervo fotográfico com valor histórico

No âmbito das comemorações dos 114 anos da inauguração da Escola Oliveira Lopes, abre hoje ao público a Imagoteca, em mais um momento daquele aniversário.

“Porque uma imagem vale mais do que mil palavras, a Imagoteca inaugura com muitas histórias para contar”, destaca o pelouro da Cultura da Câmara de Ovar.

É também um novo recurso do Museu Escolar Oliveira Lopes, e do Município de Ovar, que visa a promoção da salvaguarda e conhecimento do património imagético do concelho de Ovar à guarda do museu, designadamente a documentação fotográfica e videográfica com valor histórico.

O novo recurso visa contribuir para a valorização desse património, nos planos cultural, museológico, científico e promocional.

Disponível ao público em geral e investigadores, a Imagoteca do Museu Escolar Oliveira Lopes dedicar-se-á à recolha, arquivo, preservação, digitalização, estudo e divulgação de documentos de imagem representativos do concelho de Ovar, especialmente de fotografias, datados de finais do séc. XIX até à atualidade, que retratem aspetos distintos do concelho de Ovar, desde o urbanismo ao ordenamento do território, passando pela educação, etnografia, cultura, história e património.

 

Botão Voltar ao Topo