OLI lança biografia sobre vida de “ousadia e resistência” de António Oliveira
“Ousar e Resistir” é o título da biografia de António Oliveira, presidente da OLI, que acaba de chegar às livrarias, através das Edições Afrontamento.
Da autoria de Ana Aires Duro, esta obra retrata a vida profissional e pessoal do empresário que em 1980 criou a fábrica de autoclismos que lançou a função de dupla descarga do autoclismo a nível mundial (1992), uma solução pioneira que contribuiu para a redução do consumo de água em cinquenta por cento.
Hoje, a OLI é uma marca mundial reconhecida por colocar a inovação ao serviço da sustentabilidade hídrica. Graças à tecnologia patenteada e aos elevados padrões de qualidade de fabrico, a empresa lança continuamente melhores soluções para um futuro hidricamente mais sustentável. Do seu amplo e moderno complexo industrial, em Aveiro, onde trabalham mais de 400 pessoas, a OLI produz anualmente 2 milhões de autoclismos e 3 milhões mecanismos que são exportados para 80 países dos cinco continentes. As suas soluções estão presentes em casas de banho de todo o mundo, de hotéis a hospitais, passando por estádios de futebol e museus.
Ao longo dos últimos 40 anos, António Oliveira (Aveiro, 1952) foi o responsável pela estratégia de industrialização, comercialização e internacionalização da OLI, um percurso profissional reconhecido, em 2021, com a atribuição do prémio internacional “EY Entrepreneur of the Year – Prémio Inovação”, tendo o júri destacado a sua capacidade de transformar ideias em negócios que promoveram a inovação, criaram emprego e geraram impacto social.
Nas palavras do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, que assina o prefácio este livro narra a vida de António Oliveira, desde a infância “numa aldeia próxima de Aveiro até à liderança de uma empresa global”.
“Cruzamo-nos com a sua paixão pela música e pelos livros, partilhamos a sua luta contra as crises económicas e a doença. Assistimos à integração dos seus filhos na empresa familiar. A biografia retrata António Oliveira como um homem resiliente, apaixonado pelo trabalho e dedicado à família, que encontrou na empresa, na equipa e família a inspiração para ultrapassar obstáculos e construir um legado assente na inovação e na sustentabilidade”, escreve.
Com uma trajectória profissional marcada pela “visão estratégica, pela ousadia e por uma admirável capacidade de adaptação às sucessivas crises económicas”, Paulo Jorge Ferreira destaca, ainda, a “lição” que se pode retirar deste livro: o valor do trabalho.
“Os sucessos e desaires relatados nestas páginas também nos convidam a reflectir sobre as nossas próprias vidas, dando-nos força e inspiração para enfrentarmos as nossas próprias contrariedades. Ao fechar o livro, terá testemunhado uma história sobre a transformação do sonho em realidade, através do conhecimento, da inovação e do trabalho”, conclui.