Primeira VistaSaúde

Já tomei as minhas vacinas para este ano! – Por Dr. Eurico Silva

Com o outono a chegar, é essencial preparar o nosso corpo para o inverno e suas ameaças à saúde. A vacina da gripe é uma medida eficaz e segura que protege contra formas graves de gripe e suas complicações, como pneumonias, internamentos hospitalares e até mesmo morte.

Benefícios da vacina da gripe: mais do que apenas proteger contra a gripe

Além de proteger contra o vírus da gripe, a vacinação também oferece outros benefícios que podem surpreender. Estudos demonstram que a vacina da gripe reduz significativamente o risco de eventos cardiovasculares graves, como enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Para pessoas com mais de 60 anos ou com condições crónicas, esta é uma oportunidade importante para proteger a sua saúde de forma abrangente.

Orientações da DGS: quem deve vacinar-se?De acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a vacina da gripe está recomendada para toda a população a partir dos 60 anos de idade. A vacinação é gratuita e a logística para a sua administração está bem definida:

– Entre os 60 e os 84 anos, a vacina estará disponível nas farmácias. Basta dirigir-se à sua farmácia habitual para agendar a administração.

– A partir dos 85 anos, a vacina será administrada nas Unidades de Saúde Familiar (USF). Esta faixa etária receberá uma vacina especial, de alta dose, formulada especificamente para ser mais eficaz contra a gripe nesta idade, sem aumentar o risco de efeitos secundários.

Imunosenescência: o que é e porque é relevante?

À medida que envelhecemos, o nosso sistema imunológico passa por um processo chamado **imunosenescência**, o que significa que ele se torna menos eficaz na resposta a infeções. Isso torna as pessoas idosas mais vulneráveis a doenças graves, como a gripe, que pode levar a complicações sérias. Por isso, é fundamental garantir que as defesas do nosso corpo estão reforçadas com vacinas adequadas, especialmente nas idades mais avançadas.

 E se eu apanhar gripe mesmo depois de vacinado?

É possível que, mesmo vacinado, você ainda contraia gripe. No entanto, a vacina garante que a infeção seja, em geral, muito mais leve, permitindo que seja tratada em casa e com menor probabilidade de complicações. Lembre-se: vacinar-se não só protege a si, como também protege aqueles à sua volta, especialmente os mais vulneráveis.

Não perca tempo – vacine-se já!

Garantir a sua vacina da gripe é um gesto simples, mas com um impacto imenso na sua saúde e na de quem o rodeia. Não adie, passe já pela sua farmácia ou unidade de saúde e agende a sua vacinação!

Prevenir é sempre o melhor remédio – e a vacina da gripe é uma das formas mais eficazes de o fazer. Eu já tomei as minhas vacinas para este ano, e você?

Eurico Silva
USF João Semana

 

Botão Voltar ao Topo