Cultura

Ovar dedica o mês de Outubro à população sénior

Em articulação com uma rede de 11 parceiros, o Município de Ovar propõe um programa diversificado e descentralizado que quer criar valor e memória. Um dos momentos altos é o Convívio Sénior Municipal que se irá realizar ainda em setembro, no dia 27, e que contará com cerca de 700 participantes. Mas há muito mais, desde cinema ao ar livre, a atividades desportivas e de lazer, à esperada noite de fados e às sempre divertidas matinés dançantes… a garantia é só uma: o Mês Sénior faz bem ao corpo e à alma.

“Com este programa queremos impactar de forma positiva os seniores do Município de Ovar, proporcionando-lhes momentos de convívio e bem-estar, mitigando casos de isolamento social e promovendo um envelhecimento ativo e saudável”, destaca Ana Cunha, Vereadora com as competências do Desenvolvimento Social, acrescentando que o Mês Sénior, refletindo o trabalho em permanência do Município e da Rede Social, quer também “sensibilizar a população para a importância da valorização do papel dos seniores na comunidade”.

Para além das iniciativas dedicadas aos seniores, o programa inclui, ainda, inúmeras ações de sensibilização, com destaque para o Encontro de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, que se irá realizar no próximo dia 25 de outubro, na Escola de Artes e Ofícios. “Propomos, ainda, um conjunto de momentos para que os intervenientes possam conhecer iniciativas pioneiras e refletir com os seus pares, por forma a garantir-se uma melhor qualidade de vida para todos os seniores, mas também, valorizar o papel de cuidador”, antecipa a autarca.

Ainda no âmbito destas comemorações, decorre o Concurso de Fotografia, subordinado ao tema do Mês Sénior: “Rostos de Liberdade”. Até 30 de setembro, os interessados podem candidatar as suas fotos. A exposição dos trabalhos decorre de 18 de outubro a 22 de novembro, no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega e no Centro Comercial Vida Ovar.

 

Botão Voltar ao Topo