Primeira VistaSaúde
Sacos de colostomia na praia do Furadouro. Why not?! – Por Dr. Eurico Silva
A colostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura no abdómen para desviar o conteúdo intestinal, permitindo que as fezes sejam recolhidas num saco específico. Essa condição, que pode parecer limitadora à primeira vista, não precisa, de forma alguma, ser um obstáculo para desfrutar de momentos de lazer na praia.Recentemente, nas minhas férias observei um turista estrangeiro a desfrutar do sol e do mar com um saco de colostomia visível, sem qualquer embaraço ou restrição. Esta cena inspiradora demonstra que as limitações que muitas vezes impomos a nós mesmos são, em grande parte, fruto de barreiras mentais e não de impedimentos reais.
É essencial desmistificar a ideia de que uma colostomia é um fator de isolamento social. Pelo contrário, com a devida preparação, qualquer pessoa pode e deve continuar a frequentar a praia, seja com t-shirt ou tronco nu. A autoestima e a confiança podem ser desafiadas, privar-se de atividades como a praia é uma perda que não afeta apenas quem vive com colostomia, mas também seus entes queridos.
Neste sentido, lanço um desafio: no próximo dia 27, pelas 10h30, convido todas as pessoas com colostomia, familiares e amigos a se juntarem na praia a sul do Furadouro. Com t-shirt ou tronco nu, tragam os vossos sacos e, principalmente, a vontade de aproveitar o mar, o sol e a vida. Porque viver plenamente não deve ter barreiras – Why not?!
PS – partilhe este artigo que é também um convite, até 27 de agosto!
Eurico Silva
USF João Semana