Todos precisamos de «Afectos e Ternura»
Quando entramos nas instalações da «Afectos e Ternura», sentimo-nos logo bem. A decoração tem bom gosto, as cores são suaves e a harmonia respira-se.
Tudo tem o cunho pessoal de Marta Ramos, a mentora, psicóloga, proprietária e coordenadora do espaço que abriu, em meados de Março, no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, em Ovar.
Marta Ramos é psicóloga e quando ficou desempregada, em Julho do ano passado, começou a pensar em alternativas, pois “ficar parada nunca foi uma opção”.
E assim, “aos poucos, foi surgindo a «Afectos e Ternura» que, numa fase inicial, tinha apenas serviços ao domicílio, mas foi crescendo, foi-se alterando, aproximando-se dos moldes que hoje apresenta – Serviços de Psicologia”.
A página no Facebook foi lançada a 16 de Setembro de 2013, e a recetividade das pessoas foi chegando, foram surgindo pedidos e as primeiras iniciativas foram dinamizadas.
O salto para a decisão de abrir um espaço físico da «Afectos e Ternura» surgiu em Novembro de 2013. Em primeiro lugar, adianta Marta Ramos, devido à “necessidade de ter um local onde pudesse desenvolver todos os serviços, iniciativas e ideias que tinha para a «Afectos e Ternura», e depois porque comecei a sentir que era a altura ideal para arriscar”.
E porquê Ovar, questionamos nós? “Ovar surgiu quase como opção única para me estabelecer, primeiro por ser uma cidade simpática e que, apesar de não ser muito grande, recebe muito bem novos projetos e ideias. Depois porque considero que os Vareiros são acolhedores e têm uma mente e espírito muito abertos, são recetivos a novas ideias e gostam de conhecer novos conceitos”. Por último, “porque gostei logo do local em que está a «Afectos e Ternura» desde o primeiro dia que o fui conhecer”.
O público-alvo da «Afectos e Ternura» é composto por bebés, crianças e adolescentes. No entanto, acrescenta Marta Ramos, “temos também alguns serviços para adultos”.
Então, a «Afectos e Ternura» tem vários serviços na área de Psicologia (terapêuticos), e outros serviços mais lúdicos. Em termos terapêuticos, oferece consultas de Psicologia, sessões de estimulação cognitiva e sensorial, intervenção segundo as Terapias Expressivas, Acompanhamento Psicopedagógico (acompanhamento escolar), Programas de Intervenção em casos de Hiperatividade, Dificuldades de Aprendizagem e Deficiência. “Tudo isto, dependendo da problemática e do pedido que surge”, ressalva.
Em termos mais lúdicos, a oferta inclui “Oficinas CRI(ARTE)”, que acontecem todos os meses com temas diferentes, a “Hora: Era uma vez…”, que acontecem duas vezes por mês e que permitem a exploração de histórias infantis através de pequenas dramatizações, seguida de algumas atividades, aulas de Dança Criativa para crianças a partir dos 3 anos de idade, e que são cheias de movimento, imaginação, permitindo o desenvolvimento da criatividade, memória e motricidade.
Os adultos não foram esquecidos, pois a «Afectos e Ternura» disponibiliza igualmente consultas de Psicologia, como nos diz Marta Ramos, adicionando ainda: “Temos o Espaço: Mamã, em que ajudamos a preparar a chegada do bebé (para grávidas), temos o serviço de BabySitting e KidSitting e temos ainda o serviço: Vens-me buscar?, em que vamos buscar as crianças à escola/infantário e as trazemos para a «Afectos e Ternura» até que os pais possam ir buscar”.
“Temos ainda a possibilidade de dar formação/workshops em escolas / instituições / hospitais na área de Psicologia”, acrescenta Marta Ramos.
A «Afectos e Ternura» está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas, e aos sábados, das 9h30 às 13 horas. Há algumas atividades que vão acontecer aos domingos e por isso, abrirá excecionalmente em dias de atividades.
TRÊS PERGUNTAS A:
Marta Ramos, Psicóloga
Os serviços de um psicólogo são caros?
Não, não é assim. Existem serviços ou atendimentos mais caros, mas de uma forma geral ir ao Psicólogo já não é “um luxo” como há uns anos atrás. Por exemplo, um pacote que inclui ir buscar a criança à escola, trazê-la para a «Afectos e Ternura», onde ela vai encontrar uma série de actividades que a vão ocupar, pode custar cerca de 50 euros por mês. Aliás, o valor mais elevado que temos de consulta, de actividades, não ultrapassa os 30 euros. Este preço também tem essa dimensão de revelar que ir ao psicólogo não é um luxo e pode ser uma decisão chave para o futuro de uma criança.
Pessoas com orientação psicológica são mais felizes?
São mais felizes, e mais felizes serão se vierem à «Afectos e Ternura», porque somos muito mais que um gabinete de Psicologia, e o nosso lema é: Feliz é quem cuida com Amor, e na «Afectos e Ternura» cuidamos com amor!
Acha que o bem-estar psicológico é devidamente valorizado?
Não tanto quanto devia ser, mas ao longo dos anos tem melhorado muito a visão do Psicólogo e do trabalho por ele desenvolvido. Já se valoriza mais, no entanto ainda está muito associado à doença mental e à Psiquiatria, e a área de atuação da Psicologia é muito mais vasta – é também isso que a «Afectos e Ternura» pretende mostrar e desmistificar.
always i used to read smaller articles which as well clear their motive,
and that is also happening with this paragraph which I
am reading at this time.!
Hi there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
If you know of any please share. Kudos! I saw similar blog here:
Eco wool