Alunos de Pardilhó embarcam numa viagem às Estações Náuticas da Ria de Aveiro
A Estação Náutica de Estarreja foi a escolhida para acolher uma ação piloto do projeto europeu We MED NaTOUR, que tem como objetivo o incremento do turismo escolar, sustentável e responsável. 17 alunos da EBI de Pardilhó irão viver dois dias de muitas experiências em torno da água da Ria de Aveiro. A viagem começa nesta manhã de quinta-feira, às 9 horas.
O projeto envolve o Agrupamento de Escolas de Pardilhó e os “sortudos” para passear são 17 alunos, entre os 11 e os 13 anos, que farão uma viagem piloto desenhada pelas 6 estações náuticas da Ria de Aveiro (Estarreja, Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Vagos) e parceiros, e carateriza-se por: visitas de descoberta dos valores culturais e naturais do território, atividades de conservação da natureza; comportamentos de turista responsável, serviços de empresas parceiras das EN; opções sustentáveis, sempre que possível (alimentação, transporte).
O roteiro, dividido entre os dias 23 e 24 de maio, inclui várias atividades: observação de fauna e flora no BioRia; descoberta do património azulejar de Ovar; pintura de proas de moliceiro na Torreira, surfskate em S. Jacinto no Centro de Alto Rendimento; viagem no ferryboat Salicórnia até Aveiro; subida ao Farol da Barra; jogar “há piratas em Vagos” no Museu do Brincar; passeio de barco eletro-solar visitando plantações de salicórnia, cultura de ostras, entre outras visitas.
EN Estarreja é exemplo de boas práticas
Para a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, “a escolha de Estarreja (para acolher este projeto) constitui o reconhecimento de que Estarreja tem histórico de boas práticas em termos de sustentabilidade, em particular no âmbito da EN que reúne parceiros com estas preocupações e atuação responsável”.
Além do que, acrescenta, “o exemplo deste projeto piloto poderá ser replicado em todo o território nacional, pelo que a EN de Estarreja e as restantes EN da Ria de Aveiro tiveram o seu contributo positivo para este conceito, assente na sustentabilidade e valorização dos valores naturais e culturais.”
Projeto transnacional
Esta ação decorre do projeto transnacional We MED NaTOUR coordenado nacionalmente pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Fórum Oceano – Entidade Coordenadora das EN de Portugal, visando implementar viagens-piloto adequadas a grupos escolares, que possam ser replicadas nos territórios.
Esta ação está em linha com os objetivos do projeto, tais como, implementar viagens-piloto adequadas a grupos escolares, que possam ser replicadas nos territórios, e formar os públicos do turismo escolar para uma atuação responsável, pelos turistas do futuro.
Capacitar as empresas ou parceiros é outro dos objetivos estando presente a oportunidade de promoção do território e das estações náuticas enquanto produto turístico integrado e de um melhor entendimento por parte dos parceiros do conceito de Estação