Testemunhos locais ilustram histórias aos quadradinhos
E se ao seu ouvido lhe sussurrarem histórias e segredos?
Arranca neste sábado, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, no âmbito do Maio do Azulejo, a Rua de Sentido Único, uma nova visita guiada em formato audiowalk.
Esta é mais uma forma criativa para que os visitantes descubram a Cidade-Museu Vivo do Azulejo, convidando-os a sentir a cidade como nunca antes e resulta da recolha de testemunhos da comunidade local.
“As pessoas que crescem e vivem num determinado local têm sempre uma história que mais ninguém sabe para contar”, explica Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, acrescentando que este foi o ponto de partida para a criação da Rua de Sentido Único, “um produto turístico único que convida todos os visitantes a ver a cidade de Ovar com outros olhos, os daqueles que cá vivem”.
Na Rua de Sentido Único os participantes vão poder, assim, ingressar numa viagem sonora especial. No início da visita cada pessoa irá receber uns auriculares, sendo que durante o percurso encontrarão vários QR-Codes, onde poderão resgatar um quadradinho desta história. Em cada estação os participantes vão, desta forma, descobrir curiosidades, lendas e pormenores sobre cada lugar, numa proposta criativa que cruza a história com as biografias e a arquitetura de cada local.
A Rua de Sentido Único é o resultado de um trabalho de recolha de testemunhos da comunidade local que foram, posteriormente, trabalhados artisticamente pela Casa da Esquina, numa abordagem que mistura a realidade e a ficção.
Durante o Maio do Azulejo estão previstas quatro visitas guiadas, mas, muito em breve, estes percursos sonoros vão estar também disponíveis no Posto do Turismo de Ovar, durante todo o ano. Neste Dia Internacional dos Museus – estão marcadas duas sessões, às 15h e às 18h. No fim-de-semana seguinte, 25 de maio, há mais duas visitas programadas, às 11h e às 18h. Cada visita tem a duração de 60 minutos e o ponto de encontro é no Posto de Turismo de Ovar.
Este é já o terceiro fim-de-semana seguido que o Município de Ovar dedica à promoção do Património Azulejar. Para além do lançamento do projeto Rua de Sentido Único, destaque ainda para oficina criativa Tatakizome – Impressão Botânica e para mais uma visita guiada “Vai Passear”. A primeira dinamizada pelo Atelier Azul Cobalto Art aconteceu nesta sexta-feira, na Escola de Artes e Ofícios, tendo como desafio personalizar um tote bag (saco 100% algodão) utilizando plantas.
Já o “Vai Passear” deste fim-de-semana é dedicado aos amantes de fotografia e segue pela rota das Igrejas e Capelas. Este passeio fotográfico está marcado para domingo, 19 de maio, às 10h. O ponto de encontro é no Posto de Turismo de Ovar, sendo que o transporte será assegurado pela Câmara Municipal de Ovar.