DesportoFutebol

O amigo de Madonna que jogou em Estarreja

Poucas horas após o mega-concerto de Madonna na praia de Copacabana que atraiu 1.3 milhões de fãs – não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outras cidades do Brasil e países da América do Sul (alguns vareiros também, aliás), surgem histórias que vale a pena contar.
O proganista de uma delas andou aqui perto com a Rainha do Pop, tão habituada a subir aos palcos diante de plateias lotadas, também já teve os seus dias de fã. Aliás, não apenas de fã, mas também de torcedora e mãe.
Foi entre 2017 e 2020, quando Madonna viveu em Lisboa. Durante esse período, um dos seus filhos, David Banda, jogou na formação do SL Benfica e fez amizade com um brasileiro: Kaden Lamounier.
Kaden chegara a Lisboa em 2015, vindo dos sub-10 do Goiás, mas não começou a jogar logo na equipa do Benfica. Foi rodar para o CB Estarreja, filial do Benfica para jogadores mais jovens. Das gentes locais, “simpáticas e afáveis”, guarda gratas recordações que o ajudaram a integrar-se tranquilamente.
Kaden não estava ali para “carnavais”, ficou duas épocas sem criar problemas, evoluiu até receber a chamada.
Kaden chegaria aos sub-13 do Benfica na temporada 2017/2018. Na mesma época, com 12 anos, David Banda chegava aos sub-14 do Benfica.
“Ninguém sabia de nada, muito menos que ele ia chegar”, conta Kaden à imprensa. “Graças a Deus, ele chegou, ajudou a gente. É muito bom jogador, ajudou-nos muito naquela época.”
Em pouco tempo, Kaden e David tornaram-se amigos e  companheiros de quarto em estágio.
“Muita gente pensou que ele seria convencido, por ser filho da Madonna, mas não, era um garoto como um de nós, como todos os outros, humilde, gostava muito de estar lá – até porque a Madonna se mudou para Portugal por causa dele.”
Mas é claro que a chegada de David Banda mudou o dia-a-dia na base benfiquista. Ainda que o jovem atacante não fosse um astro do futebol, a sua presença obrigava a algumas medidas.
“Ele tinha um segurança particular e a Madonna ia a quase todos os jogos na época dos sub-13 e dos sub-14. Nos treinos, nem mesmo ela tinha autorização para entrar”, relembra. Madonna seria fotografada na Anadia a ver um jogo do filho pelo Benfica.
David Banda jogou no Benfica até 2019/2020, quando atuava nos sub-15. Mudou-se então com a família para os Estados Unidos, onde ainda chegou a jogar em 2022, mas deixou a bola. Desde então, deixou o futebol de lado para se dedicar à música.
A amizade com Kaden, no entanto, segue firme. “A nossa amizade no Benfica era muito forte. Éramos eu, ele e mais uns dois, era muito forte. Eu falava um pouco de inglês com ele e ele chegou a falar só inglês e saiu a falar um português fluente”, elogiou.
Também Kaden viu a sua carreira assombrada com lesões. Depois de Estarreja e Benfica, passou ainda por Académica e Anadia, “mas sentia muitas dores no joelho e tive que parar em 2020”.
Com Banda, mantém a amizade: “Trocamos mensagens no WhatsApp, no Instagram, para saber como o outro está”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo