Sonhos de Violeta revivem lides medievais
Para matar saudades das lides medievais, os Sonhos de Violeta, a convite da ACAL, foram desfilar a Cernache do Bonjardim, terra de Nuno Álvares Pereira.
O Cortejo Medieval da Romaria de S. Nuno de Santa Maria teve saída da Capela de Bom Jesus, passou pela Igreja Matriz e culminou no Seminário das Missões.
Seguiu-se a apresentação e degustação de vinhos “Terra de S. Nuno”, no Seminário das Missões, produto que agora ganha um novo rótulo com certificação da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), “que conta a história da sua origem” e que atesta a sua qualidade.
Este foi o culminar de um trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal da Sertã, pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, da Associação de Produtores da Sertã (APROSER) e do Gabinete de Comunicação e Design “Estúdio Com Alma”.
A romaria assinalou o 15.º aniversário da canonização de Nuno Álvares Pereira, com um programa com vertente religiosa, histórica e popular.
Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, formalmente São Nuno de Santa Maria ou simplesmente Nun’Álvares, foi um nobre e general português do século XIV. Nasceu no ano de 1360, filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e de D. Iria Gonçalves do Carvalhal.
Não há certezas sobre a sua data de nascimento. Durante a crise de 1383, causada pelo morte sem descendentes diretos de D. Fernando, Álvares Pereira assume o comando do exército português e inflige duras derrotas aos espanhóis em Atoleiros e Aljubarrota, assegurando a independência do país e a coroa para D. João I.