Motores

Linha vermelha na estrada? E dentes de Dragão? O que é, o que significa e por que razão deve ter especial atenção

Sabe o que quer dizer uma linha vermelha na estrada?

Já existe no país vizinho e quem circula nas estradas espanholas deve ter reparado: no entanto, está a ser utilizada para reduzir os números da sinistralidade rodoviária. O Governo espanhol lançou várias medidas inovadoras para garantir maior segurança nas estradas – veja-se o caso de A-355, localizada na Andaluzia, uma das mais acidentadas em Espanha, sendo mesmo conhecida como ‘a estrada do medo’, responsável pela morte de 10 pessoas em 2023.

Foi pintada uma linha contínua vermelha – a primeira em toda a Andaluzia-, que sublinha a proibição de ultrapassar. Serve o mesmo propósito do que um duplo traço contínuo, mas a cor mais aguerrida possa impedir os condutores de tentarem ultrapassagens quando estas são proibidas. Acredita-se também que o vermelho sublinhe o elevado perigo de certos locais nesta estrada. Esta medida será seguida da colocação de quatro radares educativos ou sinalização digital, que informam a velocidade atingida pelos veículos em circulação e lembram, com sinalização luminosa, a velocidade máxima permitida.

Na lista dos pontos negros da sinistralidade em Espanha, a A-355, na zona da Andaluzia, popularmente conhecida como a Carretera del Miedo (a estrada do medo), em 10 quilómetros, regista uma taxa altíssima de acidentes.

Como medida preventiva, as autoridades locais, em conjunto com a Direção Geral de Trânsito em Espanha, acordaram uma nova forma de sinalizar o perigo naquela via, uma grossa linha contínua de cor vermelha, que sublinha a proibição expressa de ultrapassagem e a elevada perigosidade do troço.

A Comunidade Autónoma da Andaluzia a acredita que a cor chamativa da nova marcação no asfalto, entre Coín, perto de Marbella e a localidade de Cártama, terá um efeito dissuasor junto dos condutores, que tenderão a reduzir a velocidade naquela zona.

Dentes de dragão na estrada
Para já, a nova linha contínua a vermelho existe apenas na região da Andaluzia, e não é única marcação diferente daquelas que vemos por cá. Nas estradas espanholas também é comum encontrar os chamados ‘dentes de dragão’, que não são mais do que marcas desenhadas no asfalto com o objetivo de reduzir a velocidade em algumas vias.

De acordo com as autoridades espanholas, estas marcações no piso dão a sensação de que a estrada fica mais estreita, fazendo que com que os condutores desacelerem de forma inconsciente. Um truque, que não é mais do que ilusão de ótica, mas que está a dar resultados, depois de mais de um ano de testes em ambientes urbanos.

Além dos ‘dentes de dragão’, as autoridades em Espanha estão também a experimentar outra sinalização pintada nas bermas das estradas em forma de ziguezague, e que servem para alertar os condutores da aproximação de uma passadeira para peões.

A estrada foi inaugurada em 2014 com uma previsão de 7.000 veículos por dia em média e já atingiu quase 20.000 por dia, o que inclui um grande número de veículos pesados ​​para transporte de mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo