Há idosos para quem a PSP de Ovar é a única família que resta
A PSP de Ovar acompanha regularmente quase uma centena de idosos. Para estes, a Polícia é a única família que resta.
Um dos objetivos do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), da Polícia de Segurança Pública, é a constante melhoria da integração da Polícia no meio social, a promoção da cidadania e o potenciar de sinergias junto da comunidade local, focalizando a atenção nos grupos de risco, nomeadamente, os idosos.
Em Ovar, estão cerca de 80 idosos sinalizados, que são acompanhados por polícias ao serviço deste Programa, mantendo-se “uma boa relação entre ambos”, segundo o comando distrital.
Esta “é uma realidade que vai crescendo” e em que “as maiores necessidades passam pelo isolamento social, falta de mobilidade e, em alguns casos a falta de apoio social”.
Outras vezes, as pessoas têm muitos familiares no estrangeiro ou fora da região. O que é certo é que está a aumentar a necessidade de apoio aos idosos.
A sinalização dos casos parte, muitas vezes, da Polícia que assim demonstra estar preparada para muito mais do que combater a criminalidade.
Durante o corrente ano, os polícias deram ênfase a esta relação, através da entrega de uma flor a cada um, no dia do seu aniversário, contando, para tal, com o apoio de cinco floristas locais, num gesto simbólico e solidário.
Um bem-haja a quem contribuiu para estes pequenos momentos de alegria!