“Raspa, raspa, vicia, adoece!” – Por Dr. Eurico Silva
Quem mais usa raspadinhas?
Estudos mostram que as raspadinhas são mais populares entre pessoas com baixos rendimentos, que geralmente têm menos opções de entretenimento e lazer. Além disso, as raspadinhas são um jogo de azar, e as pessoas com baixos rendimentos são mais propensas a se envolver em comportamentos de risco, como o jogo.
O ciclo da adição
O jogo de raspadinhas pode ser viciante. O ciclo da adição começa com a esperança de ganhar um grande prémio. Quando o jogador ganha um prêmio pequeno, ele pode ficar motivado a jogar mais para tentar ganhar um prémio maior. No entanto, a probabilidade de ganhar um premio grande é muito baixa.
A medida do governo português
O governo português está ciente dos riscos do jogo de raspadinhas. Em 2022, o governo aprovou uma lei que limitou o número de raspadinhas que uma pessoa pode comprar por dia. O limite é de 20 raspadinhas por dia.
Conclusão
As raspadinhas podem ser um jogo divertido e emocionante, mas é importante jogar com responsabilidade. Se você está preocupado com o seu uso de raspadinhas, procure ajuda profissional.
Cuidados com o vício em raspadinhas
Se você acha que pode estar a desenvolver um vício em raspadinhas, aqui estão algumas dicas para ajudar:
- Estabeleça um orçamento e não o ultrapasse.
- Não jogue se estiver com problemas financeiros.
- Procure ajuda profissional se precisar.
Existem vários recursos disponíveis para ajudar as pessoas com problemas de jogo. O governo português tem um programa de ajuda ao jogo, chamado Jogo Limpo. O Jogo Limpo oferece informações e apoio para pessoas que estão lutando contra o jogo.
Ajuda profissional
Se você está preocupado com o seu uso de raspadinhas, procure ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a entender o seu comportamento de jogo e desenvolver estratégias para lidar com ele.
Veja aqui as notícias mais recentes sobre o tema.
Eurico A R Silva (Médico de Família – USF João Semana de Ovar)