Do Pensal ao Nespresso: A Nestlé faz 100 anos em Portugal
A data a reter é o dia 10 de março de 1923, quando Egas Moniz, com Rudolf Leipold e outros 48 sócios, fundaram a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda., e criaram a primeira fábrica de leite em pó portuguesa em Avanca, Lugar da Pensal, terra natal do Prémio Nobel da Medicina.
Nos anos seguintes sucederam-se lançamentos de produtos que hoje fazem ou fizeram parte da mesa da maioria dos portugueses: Nestum, Maggi, Cerelac, Nesquik ou Chocapic são exemplos disso mesmo.
Dos cafés Nespresso (com foco em campanhas com o embaixador George Clooney), Buondi ou Sical, passando pela pet food com a Friskies e a Purina, a Nestlé tem hoje um portfolio invejável que lhe permite um reconhecimento que poucas empresas conseguem ter.
Em 2022 o volume de negócios da Nestlé Portugal atingiu os 677 milhões de euros, um valor para o qual contribuiram 125 milhões de euros respeitantes a 60% do total da produção portuguesa. A apresentação dos resultados decorreu no dia 13 de março no Edifício Sede em Linda-a-Velha.
Apesar do contexto internacional (pós-Covid, guerra na Ucrânia, crise energética e inflação), a Nestlé manteve e reforçou os seus investimentos na inovação, na sustentabilidade e na empregabilidade, com investimentos de 73 milhões de euros.
Destaque para programas de incentivo aos jovens (40 iniciativas de formação proporcionaram oportunidades a 430 jovens) e não jovens (com a requalificação de profissionais no desemprego ou em profissões de risco).
Igualmente importante a aposta na transição energética, com a frota a ser progressivamente alterada para veículos mais ecológicos e um conjunto de ações em termos de transporte que permitiram reduzir 700 toneladas de dióxido de carbono.
Recentemente a Nestlé remodelou o novo edifício sede (onde até tem um biorreator de algas) e no final do ano passado obteve uma certificação de sustentabilidade pioneira em Portugal, que reconhece as melhorias energéticas e de sustentabilidade introduzidas no edifício.
A Nestlé celebra 100 anos de vida em 2023 em Portugal mas foi em 1867 que Henri Nestlé inventou a fórmula da farinha láctea e deu início à comercialização em Vevey, na Suíça. E, em pouco menos de 10 anos, chegaram ao mercado nacional as primeiras 800 latas dessa farinha.