O Dominó vareiro nas ruas da folia
A decoração urbana relativa ao Carnaval de Ovar 2023 é um tributo ao Dominó, fato típico usado pelos foliões de Ovar.
O traje, que conheceu diversas velocidades na sua promoção e adesão dos foliões, está presente na decoração urbana da rua Elias Garcia, oferecendo um colorido especial, a quem nos visita, alusivo à quadra.
O Dominó junta-se a outras homenagens que a “ornamentação” tem realizado em anos anteriores, como a Banda do Lau ou a figura do Deus Neptuno.
Esta será mais uma criação da ImpactPlan, empresa que já criou as decorações natalícias e é responsável pelos famosos guarda-chuvas de Águeda.
O que é o Dominó?
Dominó é um dos personagens clássicos da commedia dell’arte italiana, ainda que menos conhecido do que o Pierrot, o Arlequim ou a Columbina.
Como fantasia de Carnaval começou por ser usada pelos antigos venezianos.
Pode ser feita de cetim ou veludo mas, por cá, é sobretudo apresentada em sarja, normalmente de cor negra.
Esta túnica até aos pés de origem religiosa, com capuz, mangas e luvas, a que se junta a tradicional máscara de Carnaval, e a voz colocada num estridente falsete, permite o encobrimento total.
Deixamos de ser gordos, magros, novos, velhos, feios, bonitos, homens ou mulheres, e saímos para conviver.
Para manter uma certa autoridade e garantir o seu direito à ocultação de identidade, o Dominó tradicional faz-se normalmente acompanhar por uma colher de pau mantendo afastados os mais atrevidotes.
A inevitável criatividade dos foliões tem levado, desde sempre, ao aparecimento de todo o tipo de variantes deste personagem que o reinventam a seu bel-prazer.