Creches gratuitas: Programa arranca em SJ da Madeira
A ministra da Solidariedade, Ana Mendes Godinho, inaugurou esta manhã, o Ninho da Criança em S. João da Madeira, no arranque do programa de gratuitidade das creches.
Este vai começar por abranger as crianças nascidas depois de 1 de setembro do ano passado que estejam em estabelecimentos do sector social e cooperativo.
Durante uma visita à Creche Albino Dias Fontes Garcia, em São João da Madeira, Ana Mendes Godinho explicou que à gratuitidade da resposta social se soma o alargamento da rede de creches, para chegar a um maior número de crianças. Nesse sentido anunciou que, ainda este mês, será lançado “um novo aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a criação de mais 5 mil vagas”, acrescentando que estas novas vagas podem abrir em todo o País, mas será dada prioridade aos projetos em zonas onde a taxa de cobertura é menor, ou seja, onde há mais procura e menos capacidade de resposta, como é o caso da área metropolitana de Lisboa. Este aviso conta com uma dotação de 20 milhões de euros.
Este é “um dia importante para todos nós”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao descerrar a placa do programa “Creche Feliz”. Para além de ser “um investimento social muito grande”, esta medida vai “transformar vidas”, salientou Ana Mendes Godinho.