ComunicadosPolítica
PS: Deputados eleitos por Aveiro visitaram o Perímetro Florestal das Dunas de Ovar

A convite da equipa do PS Cortegaça, os deputados do Partido Socialista da Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, Hugo Oliveira, Susana Correia e Rosa Venâncio, visitaram o Perímetro Florestal das Dunas de Ovar para verificarem no terreno o Plano de Gestão Florestal que está em curso e melhor se inteirarem da situação daquela que é a primeira mancha florestal a sul do Douro.
Uma visita tão mais pertinente numa época em que tanto se fala de proteção ambiental, da importância da natureza, das alterações climáticas, seca, incêndios, retenção de carbono e da erosão, não só costeira, mas também a erosão eólica e hídrica.
Estando sensibilizados para esta questão e para a justa indignação da população, após ouvirem as nossas preocupações e argumentos sobre esta problemática e tendo colocado todas as questões que acharam pertinentes, ficou a intenção de levarem o assunto a discussão na Assembleia da República, questionando o Ministro do Ambiente sobre o mesmo, entre outras iniciativas a promover pela defesa da nossa floresta.
Esperamos com esta iniciativa que a vontade e as preocupações da população sejam ouvidas pelos responsáveis e que mostrem abertura para a necessária revisão do PGF do PFDO no sentido da preservação deste espaço florestal e de um ecossistema saudável, equilibrado, sustentável e esteticamente aprazível que todos tanto prezamos.
Aproveitamos também a oportunidade para mostrar o estado preocupante da nossa costa, sensibilizando para a necessidade urgente de implementação de medidas de mitigação do problema da erosão costeira que tanto afeta o Concelho de Ovar.
Estão previstos para abate 247 hectares de floresta entre Cortegaça e o Furadouro.
Tivemos a oportunidade de constatar no terreno algumas das incongruências deste PGF e da não aplicação dos seus pressupostos, nomeadamente:



Essa zona está completamente infestada de Acácias, nomeadamente a Acácia de Espigas e Austrálias, impedindo a germinação e desenvolvimento de novos pinheiros e outras árvores autóctones, assim como da própria vegetação rasteira tão importante para um ecossistema equilibrado e saudável, já para não falar que estas espécies invasoras são extremamente prejudiciais para os próprios cursos de água e a sua biodiversidade.


Algo para o que temos vindo a alertar e que aliás, já se pode observar no terreno.



Para além do objetivo de nos fazermos ouvir pelas autoridades competentes e da oportunidade para mostrarmos no terreno as várias incongruências e as nossas preocupações com este Plano de Gestão Florestal foi uma tarde em que todos desfrutamos da nossa floresta que tanto adoramos.
Para finalizar queremos agradecer aos deputados e a todos que marcaram presença pela vossa disponibilidade e participação nesta iniciativa por uma causa que no fundo é de todos nós, a proteção da nossa floresta.”