CulturaPrimeira Vista

Animação portuguesa na abertura do 26.º Festival de Cinema de Avanca

O 26º AVANCA Festival Internacional de Cinema, inicia-se esta quarta-feira, dia 27, pelas 21h45, no Auditório Paroquial de Avanca, com homenagens comemorativas dos 25 anos do festival e a entrega dos prémios do ano passado.
Marcando a primeira noite competitiva, dois dos cineastas mais representativos do cinema de animação português fazem a estreia mundial dos seus novos filmes no AVANCA. Manuel Matos Barbosa, o decano da animação portuguesa recentemente distinguido pela Academia Portuguesa de Cinema, estreia o seu novo filme “O Antiquário”. Baseado numa obra de Fialho de Almeida, com o desenho peculiar e atento do autor, o filme conta com a música de Joaquim Pavão e a voz inconfundível do ator Ruy de Carvalho.
“A Espuma e o Leão” é o novo filme de Cláudio Jordão, um dos autores mais premiados do cinema português de animação. Um olhar para a brava travessia de Olhão ao Rio de Janeiro de 18 destemidos marinheiros que em julho de 1808 levaram a notícia de Portugal livre à corte portuguesa refugiada em terras de Santa Cruz. Num inesperado e digital painel de azulejos, toda a animação 3D marca a intrépida viagem do pequeno caíque algarvio. Um filme que há mais de 10 anos o autor procurava realizar.
A noite de abertura é marcada pela homenagem a quem tornou possível, ano após ano, a realização deste festival. Um momento para agraciar vários dos inestimáveis apoios da proximidade.
O primeiro dia do Festival é ainda marcado pelo início da Conferência AVANCA | CINEMA, no Espaço Multimeios da Escola Egas Moniz. Pelas 17h30, o livro “Cento e Quarenta Anos do Teatro Aveirense” será apresentado pelo seu coordenador José Pina, seguindo-se uma mesa sobre cinema e média-arte pelo CIAC – Centro de Investigação em Arte e Comunicação. Ao longo de 4 dias serão apresentadas 120 comunicações, reunindo investigadores dos 5 continentes que trabalham temáticas à volta do cinema.
Sob o signo dos DESLOCADOS, o Festival de Cinema de Avanca terá no dia seguinte vários pontos altos
“O Império do Silêncio” do realizador belga Thierry Michel, que será exibido às 14h30, é um relato aprofundado de dois assassinatos ocorridos na República Democrática do Congo em março de 2017.
Pelas 18h15 será exibida a última obra de André Valentim Almeida, o documentário “Famille F. C.” que aborda os clubes de futebol das comunidades portuguesas à volta de Paris.
A noite será marcada pela exibição às 21h30 do filme em estreia mundial “Viagens em Cabeças Estrangeiras” do realizador luso francês António Amaral, que estará presente conjuntamente com o ator Julien Darney, apresentando o filme. Nesta obra, três extraterrestres vivem nos corpos de humanos. Os três devem voltar ao seu planeta, mas um deles recusa-se a sair do corpo de um ativista do Mali que está a trabalhar na organização de uma grande manifestação de rua pelos direitos trabalhistas dos migrantes.
Terminando a noite, será ainda exibida “Toutes les nuits”, a última obra da realizada Latifa Said, cuja filmografia sempre se envolve com DESLOCADOS.
Estando previsto a exibição de 30 estreias mundiais, num total de cerca de 130 filmes, entre longas e curtas metragens, o 26.º AVANCA decorre até 31 de julho no Auditório Paroquial de Avanca e no Cinema Vida em Ovar. Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja,  Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo