CIRA abre novo concurso público para concessão do transporte de passageiros
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) tem em curso um novo concurso público para a concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros na Região de Aveiro, para um período de cinco anos, pelo valor base de 1.600.000€ (+ IVA) e com conjunto de condições que estão devidamente definidas no respetivo caderno de encargos. Os interessados têm de apresentar proposta até ao próximo dia 11 de junho.
Este é o segundo concurso público, depois de em janeiro de 2020 a CIRA ter aberto um procedimento para a aquisição deste serviço, mas para o qual não foi apresentada qualquer proposta.
Com vista ao lançamento deste novo concurso público, o Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro desenvolveu trabalho de revisão das peças do concurso e do estudo subjacente às mesmas, por forma a garantir o interesse do mercado e a contratação de um operador para este importante serviço público, e teve de gerir os impactos fortemente negativos que a Pandemia da Covid-19 causou ao setor dos transportes.
“Trata-se de uma operação pioneira e sem histórico na Região de Aveiro”, garante a CIRA. O modelo de negócio passa por um contrato de primeira geração com a concessão de serviço público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos e está a concurso com um lote único de dez operações municipais (com a exceção de Aveiro que tem concessionada há cinco anos a sua operação municipal, e tem um protocolo estabelecido com a CIRA) e da operação de todas as linhas intermunicipais.
A melhoria da qualidade do serviço, da sua fiabilidade e sustentabilidade económica, social e ambiental, o contributo para a coesão territorial da Região de Aveiro, são objetivos importante que a CIRA quer garantir com a ativação do contrato que venha a surgir deste concurso público.