Vêm aí frentes atlânticas para atenuar a seca
Até ao próximo sábado, Portugal continental vai ser invadido por frentes atlânticas. Hoje, o cenário de chuva e instabilidade repete-se, desta vez em todo o país.
Haverá períodos de chuva nas sub-regiões do Minho, Douro Litoral e distrito de Aveiro, embora com uma visível diminuição na intensidade da precipitação. Nas restantes regiões espera-se aguaceiros. À noite, por volta das 23h, uma nova frente atingirá o país, penetrando a nossa geografia através do Noroeste Minhoto.
Amanhã, sexta-feira será marcada por chuva generalizada e por vezes intensa, especialmente de madrugada – graças a essa frente que atravessará todo o país, dirigindo-se posteriormente para Espanha. Irá também registar-se uma descida significativa das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas. Á tarde, estão previstos períodos de céu nublado ou aguaceiros.
Mas será “sol de pouca dura” dado que umas horas mais tarde, no sábado, dia 12, a última das frentes atlânticas chegará ao país, descarregando mais uns quantos litros de água de norte a sul de Portugal continental. No sábado (12), uma tempestade aproximar-se-á do Noroeste Peninsular, e dela desprender-se-á a dita frente que a partir do meio da manhã, começará a regar o país, deixando acumulações expressivas a norte do Tejo. Poderá nevar nos pontos mais elevados da Serra da Estrela. A sul deste rio, pouca ou nenhuma precipitação deverá cair, esperando-se um panorama de céu encoberto.
Outro destaque a salientar no sábado vai para as temperaturas. O tempo vai ficar ainda mais frio.