Teste ao usado – SEAT Ibiza SC 1.4 TDi FR
Com apenas 56.000 quilómetros percorridos, este Ibiza Sport Coupe encontra-se ainda no seu início de vida. Com pouco mais de cinco anos desde que foi matriculado, esta unidade da quarta geração, cedida pela Emac Ocasião, continua a ser um dos modelos do segmento B mais divertidos de conduzir.
Com matrícula de setembro de 2016, o Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR que trazemos para esta primeira edição do teste ao usado conta com cerca de 56.000 quilómetros percorridos e está num estado de conservação muito semelhante ao original. Entre os principais pontos de destaque deste utilitário com “pinta de desportivo”, nota para: os bancos desportivos, o teto de abrir, o sistema de infotenimento com ecrã tátil, a disponibilidade do motor e os consumos reduzidos.
Visual cuidado e desportivo
A pintura está como nova e o estado de conservação dos painéis da carroçaria e para-choques é irrepreensível. Também sem qualquer risco estão jantes de 17 polegadas e design desportivo, já os pneus (215/40/R17) tem cerca de 2/3 do piso.
No habitáculo a maioria dos componentes mantem ainda o estado de conservação original, apenas o volante, o banco do condutor e a manete da caixa de velocidades estão com um aspeto um pouco mais polido do uso. Os revestimentos do tablier e dos painéis das portas estão impecáveis e os ruídos parasitas são quase impercetíveis. A ventilação que conta com ar condicionado está a funcionar a 100% e aquece ou refresca o habitáculo do Ibiza rapidamente.
No painel de instrumentos a informação mantem-se precisa e o sistema de infotenimento está completamente operacional. Ainda que seja de 2016 este Ibiza Sport Coupe FR já conta com um ecrã táctil de 8 polegadas. O sistema é de fácil manuseamento e intuitivo, tem gráficos razoáveis (tendo em conta a evolução dos últimos anos) assim como um processamento rápido. Conta também com Android Auto, Apple Car Play e Mirrorlink, ou seja, permite ligar o telemóvel e todas as suas funções (incluindo Google Maps) ao carro.
Com uma carroçaria de 3 portas é natural que o espaço para pessoas adultas no banco traseiro não seja muito abundante ainda que a acessibilidade seja boa. Em relação à bagagem temos ao nosso dispor 284 litros, se rebatermos os assentos a capacidade sobe para 847 litros. Sendo um carro usado importa referir que a alcatifa da mala está como nova, sem qualquer mancha ou rasgo.
Sendo esta a versão FR conseguimos ter uma posição de condução desportiva e os “baquets” oferecem muito bom apoio e são confortáveis. O volante tem excelente tato, principalmente nesta versão FR onde se apresenta recortado em baixo (com o logo FR) e muito desportivo.
No capítulo da segurança, a quarta geração do Ibiza obteve 5 estrelas nos testes EuroNcap realizados aquando do seu lançamento.
Motor em forma
A motorização diesel de três cilindros com 1.4 litros de cilindrada revelou estar em excelente forma. Sem qualquer ruído ou vibração “anormal” este bloco 1.4 TDi com 105 cv de potência continua a ser um dos mais fiáveis e económicos que o grupo VW já construiu, e neste caso em particular encaixa que nem uma “luva” no Ibiza SC. Segundo os dados oficiais da marca, o Ibiza SC 1.4 TDi atinge uma velocidade máxima de 192 Km/h e acelera dos 0 ao 100 Km/h em 9,9 segundos.
Quanto ao consumo de combustível, não se revelou um carro caro de manter, os consumos são muito baixos, consegue-se rodar facilmente entre os 4,7 e os 5,2 por cada 100 quilómetros percorridos.
Em suma, este motor 1.4 TDi de 105 cv, e o nível de equipamento FR, são uma ótima combinação para quem procura um utilitário dinâmico, com um design jovem, desportivo e baixos custos de utilização.
A unidade que tivemos oportunidade de conduzir está disponível na Emac Ocasião (junto à Garagem de Arrifana) por 16.450 euros. A garantia é de 24 meses.
Todas as informações sobre este Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR podem ser vistas aqui.