Máscara na rua termina no domingo
As máscaras vão deixar de ser obrigatórias na rua, a partir do próximo domingo. Os sociais-democratas “vêem com bons olhos” que o diploma, em vigor até domingo, não seja renovado. Os socialistas concordam e colocaram-se ao lado de Governo e da Direcção-Geral de Saúde (DGS), que recomendam o uso de máscara em aglomerados na via pública durante o inverno.
O PSD tinha requerido, no dia 21, uma audição de peritos no Parlamento, considerando que a decisão sobre a manutenção ou o fim do uso de máscara “não é exclusivamente do foro político, uma vez que pode ter consequências para a saúde pública”. Mas, “face às evidências ao nível da vacinação” e às declarações de anteontem da directora-geral de Saúde, Graça Freitas, os sociais-democratas decidiram recuar e não apresentar na conferência de líderes de amanhã qualquer iniciativa para renovar a obrigação que vigora desde 28 de outubro. O PS segue o mesmo caminho.
O diploma que se encontra em vigor sobre obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos foi promulgado pelo Presidente da República em 11 de junho, por um período de 90 dias