“A Jornada do Doente” melhora atendimento no Hospital
A primeira fase do projecto “A Jornada do Doente”, agora concluída, vai permitir melhorar a experiência dos utentes enquanto utilizadores dos diferentes serviços do Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar).
“A iniciativa surge no contexto da transformação digital e organizacional em curso neste hospital, assente no propósito de enraizar a humanização da saúde e a necessidade de prestação de cuidados individualizados, através do estabelecimento de uma relação mais personalizada com os nossos utentes”, explica o presidente do Conselho Directivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.
“Estou certo da importância que este projecto representará para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e para a satisfação da população que nos procura”, frisa o responsável.
Na base deste projecto – enquadrado na candidatura “Hospital do Futuro: O foco no utente”, cofinanciada pelo SAMA2020 – está a elaboração de um plano que visa melhor compreender a experiência do doente que passa pelos serviços de internamento (médico e cirúrgico) e pelo serviço de consulta externa. Segue-se a sua implementação, conduzida por uma equipa interna do HFZ-Ovar que já está a trabalhar.
O projeto foi dinamizado em contexto de proximidade hospitalar ao longo de quatro meses, contando com a colaboração da empresa “Winning” – consultora de gestão criada em 2011 -, sob a coordenação interna de Sandra Marques (técnica superior) e Rui Parreira (consultor de tecnologias de informação).
“Não posso deixar de enaltecer o envolvimento dos nossos profissionais que, com sentido de missão, se associaram a vários ‘workshops’ de reflexão e ideação com a apresentação de propostas individuais e em grupo de caráter inovador, transformando os constrangimentos verificados em oportunidades de melhoria”, salienta Sandra Marques.
A candidatura “Hospital do Futuro: O foco no utente”, cofinanciada pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-02-0550-FEDER-044023), visa melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como, a sua utilização e qualidade.