(Re)Descobrir Egas Moniz em Avanca
De 9 a 14 de julho, vamos (Re)Descobrir Egas Moniz através da gastronomia, do teatro, da literatura e da música.
Estarreja apresenta o programa “(Re)Descobrir Egas Moniz” no âmbito da candidatura “(Re)Vive & Fica”, um projecto de Programação Cultural em Rede em parceria com a SEMA – Associação Empresarial e com os Municípios de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Sever do Vouga e Ovar.
Alicerçado no património imaterial destes 5 territórios, onde a obra literária de autores locais se apresenta como o fio condutor. Em Estarreja vamos “(Re)Descobrir Egas Moniz”, o nosso Prémio Nobel, através do fado, de apontamentos literários e da gastronomia, envolvendo agentes culturais e económicos locais.
A vereadora da cultura, Isabel Simões Pinto, explica que “este projeto de programação cultural em rede, liderado pela SEMA, é uma oportunidade para estimular os sentidos e a interpretação do legado do nosso Prémio Nobel Egas Moniz nas suas múltiplas vertentes: a literária, a política e a gastronómica.” E salienta que é o “património ímpar do neurocientista que pretendemos (re)descobrir e dar a conhecer através de ações culturais, que valorizam e capacitam o nosso tecido artístico, cultural e económico.”
Restaurantes locais com “ementas de Egas Moniz”
Ainda no decurso das refeições, atores da companhia de teatro “Kopinxas” farão uma leitura encenada de apontamentos literários, “Aromas e Sabores Encenados”, uma composição dramatúrgica livre, apoiada nas palavras de Egas Moniz e nas suas descobertas científicas, com o objetivo de realçar a importância da sua obra no tempo e no espaço. Este momento cruza a experiência gastronómica com o mapeamento das sensações de prazer no cérebro. A ação conta ainda com a colaboração do Teatro do Desassossego.
Visitas guiadas e encenadas à Casa Museu Egas Moniz
Com interpretação de Leandro Ribeiro, Clara Oliveira e Liliana Elsig, da Sol d’Alma – Associação de teatro, a Casa Museu promove as “Confidências de ACAFEM”, visitas encenadas a partir de uma carta anónima, relatando confidências de um tal de ACAFEM (António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz) dizendo-se saudoso pelos tempos de infância e enaltecendo Avanca, a sua terra natal. Para participar nos dias 9, 10, 11 e 14.
“Fados” cruzaram o destino e a vida de Egas Moniz
“Fado Cruzado” propõe um encontro de sons portugueses. Fados irmãos que o tempo afastou e que aqui se juntam como se dois destinos se cruzassem, para nunca mais serem os mesmos. Lisboa, Coimbra – Portugal. Em fado cruzado, poderá ouvir e sentir o som da alma de um povo que surpreendeu o mundo com a sua capacidade de descobrir novos caminhos. No dia 10, às 21h30, na Casa do Marinheiro, homenageamos a magia do fado e a saudade prolongada vividas em Coimbra e que acompanharam o neurocientista pela sua vida fora através da voz de Carolina Pessoa (Fado de Coimbra) e de João Farinha (Fado de Lisboa) acompanhados por Luís Barroso e Ricardo Siva, na guitarra portuguesa, e Luís Carlos Santos, na viola.
Refletir sobre Egas Moniz – um político na sombra de um neurocientista
No âmbito da comemoração do 53.º aniversário da Casa Museu, Maria de Lurdes de Breu, uma das primeiras mulheres a serem eleitas presidentes de câmara e esteve cerca de 20 anos à frente da autarquia de Estarreja, apresenta a reedição do livro “Egas Moniz – Perfil Político”, da autoria de António Macieira Coelho, sobrinho neto de Egas Moniz. No dia 14, às 18h, vamos refletir sobre a faceta política de Egas Moniz, que desempenhou com clareza e desassombro, onde o espírito de liberdade e patriotismo sempre estiveram presentes, nunca renunciando à sua convicção profunda e afincadamente democrática. Esta obra é mais um marco, um bocado de história, que fica contada e, como tal, mais um contributo para a perenidade desta figura emblemática da cultura portuguesa.
Mais informações e inscrições: – EMENTAS DE EGAS MONIZ E APONTAMENTOS LITERÁRIOS DE EGAS MONIZ
ACÇÃO GASTRONÓMICA [9, 10 e 11] RESTAURANTES ADERENTES
Restaurantes participantes:
- Barracão – dias 9 (jantar) e 10 (almoço e jantar)
- Entre Tapas – dias 9 (jantar) e 10 (almoço e jantar)
- Huila – dias 9 (jantar), 10 (almoço e jantar) e 11 (almoço)
- Mercado – dias 10 (almoço e jantar) e 11 (almoço)
- O Portal – dias 9 (jantar), 10 (almoço e jantar) e 11 (almoço)
- Tropical – dia 9 (jantar)
- Xixas – dia 11 (almoço e jantar)
– CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM
VISITAS GUIADAS E ENCENADAS À CASA MUSEU EGAS MONIZ
SEXTA 9» 19H | SÁBADO 10» 10H30 | DOMINGO 11» 15H E 18H | QUARTA 14» 18H30
ENTRADA GRATUITA.
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA [email protected] até 6 de julho
– FADO CRUZADO
ESPETÁCULO MUSICAL
SÁBADO 10» 21H30 QUINTA DO MARINHEIRO
ENTRADA GRATUITA. SUJEITO À LOTAÇÃO DO RECINTO.