Cultura

CIRAC organiza evento de boas práticas associativas

Beneficiando de um apoio atribuído pelo IPDJ no âmbito do Programa Formar+, Medida 3 «Apoio Formativo ao Associativismo», o CiRAC decidiu apostar num evento direcionado para a capacitação e empoderamento de dirigentes associativos em Paços de Brandão (Santa Maria da Feira).

As JoDAC – Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC, evento organizado para o segundo fim-de-semana do mês de setembro, decorrerão no Auditório do CiRAC, em Paços de Brandão (Santa Maria da Feira), e
têm previstas medidas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde Acções formativas, debates, networking, música e comédia são os chavões da 1.ª edição das JoDAC – Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC

As JoDAC decorrerão nos próximos dias 12 e 13 de setembro. Beneficiando de um apoio atribuído pelo IPDJ, no âmbito do Programa Formar+, Medida 3 «Apoio Formativo ao Associativismo», o CiRAC decidiu apostar num evento direccionado para a capacitação e empoderamento certificado a dirigentes associativos, a acontecer no segundo cinema mais antigo do distrito de Aveiro (datado de 1928!), o Auditório do CiRAC, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira.
Pedro Neves, coach e humorista conhecido pelo extinto programa “Levanta-te e Ri”, Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do IPDJ, Cristina Tenreiro, vereadora do Município de Santa Maria da Feira ou Tiago Rego, Presidente da FNAJ são somente alguns dos convidados alinhados na programação.

Acções formativas, debates, networking, música e comédia são chavões da 1.ª edição das JoDAC – Jornadas de Dirigentes Associativos. Dinamização, descentralização e promoção da capacitação e empoderamento dos dirigentes associativos através de acções formativas constituem-se como princípios basilares das JoDAC – Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC de Paços de Brandão. Nesse sentido, toda a programação foi desenhada para alcançar abrangência geográfica, aproximar diferentes dirigentes associativos e democratizar as acções formativas.

De resto, e como sublinha o coordenador do evento JoDAC – Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC, “esta iniciativa adveio do CiRAC ser, desde sempre, reconhecido como uma residência de capacitação para jovens artistas. Por isso é que dinamizar formações, fomentar debates e partilhar conhecimentos devem ser os
eixos prioritários destas JoDAC. Pretendemos com esta 1.ª edição estimular e ampliar o número de acções formativas focadas quer no Associativismo como nos seus dirigentes”, remata João Silva.

As JoDAC são um conjunto intensivo de acções formativas no âmbito da Gestão Associativa que irão decorrer no segundo fim-de-semana de setembro, dias 12 e 13. A iniciativa visa a troca de ideias e experiências
entre personalidade de diversas áreas do Associativismo, da Inovação Social, da Consultoria ou do Design e Marketing. A primeira edição das JoDAC, organizada pelo CiRAC, terá lugar na Avenida da Sobreira, 328, em Paços de Brandão, entre 12 (das 10H00 às 19H00) e 13 (das 10H às 13H) de setembro.

O evento contará com um conjunto de 4 (quatro) ações formativas, 3 (três) debates, 2
(dois) momentos de comédia, e 2 (dois) momentos de música. As acções formativas
trarão a cargo temas da actualidade do âmbito associativo, como 1. “Fontes de
Financiamento para o Desenvolvimento de Projectos”, formação orientada por Nuno
Maia, Gestor e atual Diretor de Estratégia e Planeamento na Mindset – Social
Consulting, Lda – 2. “O Movimento Associativo” – palestrado pelo coach, CEO e
conhecido humorista do já extinto programa “Levanta-te e Ri”, Pedro Neves – 3.
“Práticas e Técnicas de Trabalho na Gestão Associativa” – tema apresentado pelo
Presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, Nuno
Semedo – e ainda 4. “Gestão de Fiscalidade e Contabilidade no Associativismo” –
orado por Luís Ribeiro, Consultor da Time2Consult e Professor do ISPAB – Instituto
Superior de Paços de Brandão.

Entre os debates falar-se-á sobre 1. “Políticas Locais e de Futuro no Meio Associativo”,
“Recorrer às Redes Sociais na Gestão Associativa”, e “Inovação Social – Uma Opção no
Trabalho Juvenil”. Estes contarão com a presença de distintas e conceituadas
personalidades de renome, com ampla experiência e conhecimento no âmbito do
Associativismo.
As sessões contarão com a presença de oradores, como: Gil Ferreira, vereador do
Pelouro da Cultura do Município de Santa Maria da Feira; Tiago Rego, Presidente da
Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ); Rafael Vaz, Presidente da
Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro (FAJDA); Madalena Malta,
Diretora Técnica do CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância
de Sanguedo; Rita Pereira, Presidente da Direção da Associação de Jovens Ecos Urbanos, ou Cristina Tenreiro, Vereadora da Educação, Desporto e Juventude do Município de Santa Maria da Feira. Estará também presente Catarina Durão, Directora Regional do Centro da IPDJ, em representação do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Cumpridas todas as solicitações recomendadas da Direção Geral das Artes
A 1.ª edição das JoDAC – Jornadas de Dirigentes Associativos no CiRAC, perante a
impossibilidade de abrirem as portas aos 225 lugares sentados, como habitualmente
está o Auditório em dias de espectáculo, prometem cumprir e respeitar todas as
normas impostas pela Direcção Geral de Saúde (DGS), lotação limitada às primeiras 60
inscrições.
Além da disponibilização de dispensadores álcool-gel, será obrigatório o uso de
máscara em todo o interior do recinto e medida a temperatura a cada participante à
entrada do mesmo. O evento obedecerá ao distanciamento de 1,5m entre cadeiras e
corredores de segurança alargados. A desinfecção também será feita quer durante a
hora de almoço, como após o fim do primeiro dia de formação, assegurada pela
Comissão Organizadora.

O auditório abrirá às 09h30 para recepção e acreditação dos/as participantes e
convidados/as, sendo aconselhável a chegada com antecedência, a fim de não se
gerarem aglomerações. O início do evento começará pelas 10 horas.
Por via a celebrar com o máximo de participantes possível, ainda que limitada a
disponibilidade do auditório, a 1ª edição deste evento viabilizará gratuitamente 1 (um)
bilhete na compra de cada 3 (três) bilhetes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo