Restaurantes entre o “take-away” e as portas fechadas
A maioria dos estabelecimentos comerciais concelhios na área da hotelaria e restauração encontra-se encerrada devido ao surto de covid-19 e às medidas fixadas pelo Estado de Calamidade aprovadas pelo Governo.
Nem mesmo a possibilidade de funcionamento em regime de ‘take-away’ ou entrega ao domicílio (prevista expressamente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 18-B/2020, que prorroga os efeitos de situação de calamidade no município de Ovar, na sequência da pandemia Covid-19) parece estar a convencer os hoteleiros a mudar o cenário que já era bastante mau, já que a actual sucede a outra “espécie de quarentena” relacionada com as obras de requalificação urbana do centro da cidade.
Entre os poucos que estão a aproveitar a “janela” aberta pelo despacho governamental está o Chef Santiago, do restaurante Orygens, em Ovar. “Já fazíamos ‘take-away’ antes e quando isto aconteceu começamos a fazer entregas de refeições na casa dos nossos clientes certos que se viram impossibilitados de vir ao restaurante”, explicou ao OvarNews. Chef Santiago refere que “a maior parte deles é de idade avançada e achei que era nosso dever fazê-lo, impedindo que saíssem de casa para comer, expondo-se à doença”.
A cozinhar em casa, foram os amigos os primeiros a encomendar francesinhas e cachorros. “É uma forma de não estar parado porque, sinceramente, já estava farto de ficar fechado sem fazer nada”. “Não estou infectado e gosto de trabalhar”, sublinha.
Muniu-se dos ingredientes, vestiu a jaleca e aproximou-se do fogão. As encomendas continuaram a chegar. “Atrás de uns pedidos vieram outros e comecei a servir um leque maior de pratos”. Santiago confessa que teve de se “reinventar e adaptar, porque as excepções parece que são só para as grandes empresas”.
O Chef Santiago refere que “as pessoas estavam habituadas a sair para jantar no Porto, no fim-de-semana, outros já estão saturados de cozinhar em casa e, assim, têm uma boa proposta e diferente”. E não esconde que está a aproveitar a oportunidade para fidelizar clientes: “Seria bom se um terço dos actuais clientes ficarem quando voltarmos a abrir”.
No restaurante Passo do Horto (PH), no centro da cidade, Pedro Aleixo defende que, “no contexto em que Ovar está, acho que o ‘take-away’ não vem beneficiar em nada”. Além disso, “como se sabe, essa solução não é bem o conceito do PH”. Depois há “o aumento de 10% de imposto na facturação, que não vem beneficiar em nada”.
Pedro diz que “para trabalhar nesse regime, preciso de matéria prima, e muitos dos fornecedores e ou distribuidores com quem trabalhamos são de fora, o que implica terem sempre problemas para entrar no concelho”.
O empresário ovarense espera que o actual cerco, no fim de contas, sirva para “mudar a atitude dos Vareiros, de modo a que passem a ser mais bairristas, que ajudem e comprem no comércio local”.
No Restaurante Alquimista, o Chef Renato Santos também não arrisca. “Penso que o mais importante é proteger a nossa saúde” e não põe, para já, a possibilidade de trabalhar em ‘take-away’. “Com o cerco instalado não tenho quem me forneça os produtos com a qualidade que pretendo e, assim, não arrisco”.
“Queremos manter a “luz ligada”, mas precisamos da ajuda célere para continuar o fazer, nomeadamente através de algumas medidas de apoio adicionais. Caso tal não aconteça, no prazo mais curto possível, teremos que apagar a luz…” Mas Renato Santos não está parado. “Estou em casa a trabalhar numa nova ementa que espero poder apresentar quando todos regressarmos às nossas vidas com normalidade”, revelou.
No Carregal, a caminho do Furadouro, o restaurante O Bosque também não está a trabalhar em ‘take-away’, mas vai abrir uma excepção. “Não posso manter a minha estrutura de pessoal para prestar um serviço incerto”. O proprietário Jorge Silva anuncia, no entanto, que vai servir o almoço pascal.
“Vamos fazer o almoço de Páscoa para as pessoas levarem para casa”, anunciando que vai disponibilizar dois pratos: Cabrito Arouquês Assado no Forno e Vitela Maronesa Assada no Forno, aceitando encomendas até às 15 horas do dia 11 de Abril, através dos números 934739455 e 256591405.
https://www.facebook.com/OBosqueRestaurante/posts/2975266342511461?__xts__[0]=68.ARC1njJD25hJBA3vcBIUMzr_ZHcPHgQTnIZd-1_boDNpMJL15JRxClbvgSDFVBx_Q3uDlYSz29IJ0cgjETcSFEmHNHGwMggoTMoxnZMpqjfJA8-dBu5OWTnHHiY4staYz_iSmAsftlof6EktA8p9SumAqelkyq7CyRP9kaF0p6lkkTNbNilm6zKgZukLGL305gUJP_Quag_1fqGmPdhIEmhEWAzcl7dpdr3RJSjveQ0V925XE7jznUjC_qjsFJQeCtwS0TtIpkx1pDoz4YlWOA4a5prv9Vhr7XqFnjIy2uDPvUedXWLYqcaiMTjGx-TZNQZQMU3nCeVz0N4vePlKStAMLQ&__tn__=-R
Hi there! Do you know if they make any plugins to assist
with SEO? I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m
not seeing very good success. If you know of any please share.
Thanks! You can read similar article here: Wool product