A Procissão dos Passos de Ovar

A procissão do Senhor dos Passos (ou do Encontro), em Ovar, acontece há cerca de quatro séculos. Uma procissão que é constituída por dois cortejos: um com o andor de Nossa Senhora das Dores e outro com o Senhor dos Passos, que se encontram, precisamente, junto à capela do Encontro, a caminho do imponente Calvário.
No passado domingo, esteve um lindo dia de sol, oportunidade para assistir a uma celebração única, para admirar as magnificas Capelas dos Passos – Imóveis de Interesse Público que datam de 1747 e que as zeladoras tão carinhosamente engalanaram para este dia -, e ainda ouvir os cânticos entoados por alguns elementos do Orfeão de Ovar, em cada uma das capelas.
É uma pena que as ruas da cidade não estivessem repletas de gente e que aos poucos se tenham deixado de vestir as varandas, como me lembro de ver em menina.
Na verdade, contavam-se pelos dedos as pessoas às janelas, no domingo, no centro da cidade, e, tendo em conta a celebração, também eram poucas as pessoas nas ruas.
Quem nunca foi a Ovar na Semana Santa, ainda está a tempo: a 18 de abril, realiza-se a Procissão do Ecce Homo (Terro-Terro) às 21h30, e a 19 de abril a Procissão do Enterro do Senhor às 20h00.
Paula Ventura
Fotos: António Sá Dias