A Procissão dos Passos de Ovar
A procissão do Senhor dos Passos (ou do Encontro), em Ovar, acontece há cerca de quatro séculos. Uma procissão que é constituída por dois cortejos: um com o andor de Nossa Senhora das Dores e outro com o Senhor dos Passos, que se encontram, precisamente, junto à capela do Encontro, a caminho do imponente Calvário.
No passado domingo, esteve um lindo dia de sol, oportunidade para assistir a uma celebração única, para admirar as magnificas Capelas dos Passos – Imóveis de Interesse Público que datam de 1747 e que as zeladoras tão carinhosamente engalanaram para este dia -, e ainda ouvir os cânticos entoados por alguns elementos do Orfeão de Ovar, em cada uma das capelas.
É uma pena que as ruas da cidade não estivessem repletas de gente e que aos poucos se tenham deixado de vestir as varandas, como me lembro de ver em menina.
Na verdade, contavam-se pelos dedos as pessoas às janelas, no domingo, no centro da cidade, e, tendo em conta a celebração, também eram poucas as pessoas nas ruas.
Quem nunca foi a Ovar na Semana Santa, ainda está a tempo: a 18 de abril, realiza-se a Procissão do Ecce Homo (Terro-Terro) às 21h30, e a 19 de abril a Procissão do Enterro do Senhor às 20h00.
Paula Ventura
Fotos: António Sá Dias
Age, the single biggest risk factor for breast cancer, should also be considered; as an ageing population, increased MBC may well parallel increased longevity [url=https://fastpriligy.top/]cheap priligy[/url] Recognition of racial differences and attention to the needs of minority women during intervention development will help to ensure they are not left behind in our efforts to improve ET use