Amigos do Cáster denunciam descarga poluente na ribeira Senhora da Graça
Populares detectaram, este domingo, uma descarga de efluentes contaminados na ribeira Senhora da Graça (afluente do rio Cáster) sob a ponte da Rua Elias Garcia, junto ao Mercado Municipal de Ovar. Perante este cenário a PSP, a GNR-SEPNA e os Amigos do Cáster ocorreram ao local reportando à AdRA este problema.
A PSP chegou ao local às 13h45, enquanto a AdRA só compareceu às 15h15. A ribeira Senhora da Graça foi colectora de esgotos, pelo menos, durante este período.
Segundo depoimentos recolhidos pelos Amigos do Cáster, esta ocorrência deve-se “à falta de capacidade do sistema de saneamento básico (esgotos) para sobrecargas, e por inerência, a conduta de descarga de emergência dirige os esgotos para a rede de águas pluviais poluindo rios e ribeiros”.
Nesta ocasião, como noutras, foi a vez da ribeira da Senhora da Graça. “São várias as denúncias que demonstram que este problema apresenta-se também ao longo do rio Cáster, algumas das quais, em pleno Parque Urbano de Ovar”, lembrando os Amigos do Cáster que “recentemente foi levantado o mesmo problema junto à Avenida Dona Maria II”.
A confirmar-se esta realidade, “exige-se à AdRA o redimensionamento da rede de saneamento básico, nomeadamente nos pontos críticos (pontos de estrangulamento), pois enquanto este situação não for resolvida estes episódios repetir-se-ão indefinidamente”.
Os Amigos do Cáster aproveitam a ocasião para alertar a população para o adequado tratamento dos seus resíduos sólidos e gordurosos, mas sobretudo para a vigilância das suas linhas de água, denunciando sempre que se verificarem estas ocorrências. As denúncias devem ser dirigidas às instâncias responsáveis pela fiscalização das linhas de água, que são a GNR – SEPNA, a PSP e a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, dando sempre que possível conhecimento aos Amigos do Cáster.