Maria João na Igreja Matriz de Válega
A Igreja Matriz de Válega, onde podemos encontrar alguns dos painéis azulejares mais icónicos do concelho de Ovar, será o palco inédito para um concerto da Big Band Estarrejazz & Maria João, no âmbito do Azzelij e do Maio do Azulejo.
Composta por jovens músicos, a orquestra que nasceu em 2012 no âmbito da vertente formativa do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja tem crescido de forma consistente e assim cumprido os objetivos para a qual foi criada: “divulgar e desenvolver a música de jazz, apostar na formação de jovens músicos da região, mas essencialmente dotar o concelho de Estarreja de uma orquestra de jazz jovem com qualidade profissional”, nas palavras do director Pedro Moreira, Director Artístico e Pedagógico da BBE.
A carreira de Maria João, tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de jazz da Europa e do mundo. Um percurso iniciado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e que, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo de Maria João uma das poucas cantoras portuguesas aclamadas no estrangeiro. Possuidora de um estilo único, tornou-se num ponto de referência no difícil e competitivo campo da música improvisada.
Uma capacidade vocal notável e uma intensidade interpretativa singular valeram-lhe, não só o reconhecimento internacional, como a figuração na galeria das melhores cantoras da actualidade. Unânimes no aplauso, crítica e público nomearam-na “uma voz levada às últimas consequências”, declarando-a “uma cantora que não pára de evoluir”.
A entrada é gratuita mediante levantamento prévio do bilhete na bilheteira do Centro de Arte de Ovar ou no local do espectáculo que tem início marcado as 22h do dia 26 de maio.