Pintura e escultura para ver nas férias
Foi inaugurada ao final da tarde de 24 de julho, na Biblioteca Municipal de Ovar, a exposição “Encontro(s)”, que integra um núcleo de escultura de João Antero e outro de pintura de Anabela Mendes da Silva.
Anabela Duarte Mendes da Silva nasceu em Angola, tendo ali iniciado e concluído o curso de educadora infantil, em 1974. Dois anos depois, passou a leccionar na cidade do Porto, na área da educação. Após ter deixado a vida profissional activa e aliando à vontade de não “parar”, quis fazer algo que lhe desse prazer, tentando sempre que esse “algo”, possibilitasse uma partilha com o Humano. Descobriu esse “algo” na pintura.
“R. orgânico” é título do conjunto escultórico de João Antero, patente na Biblioteca Municipal de Ovar, até 05 de setembro, inserido na exposição de pintura e escultura “ENCONTRO(s)”.
Nas obras de João Antero privilegiam-se materiais primários – a madeira, o ferro e a pedra, tratados com um naturalismo quase brutalista, no seu estado plástico e expressivo, explorando as suas potencialidades tácteis e perceptivas. Enquanto a madeira, saída rugosa dos troncos das árvores, conserva a memória da matéria orgânica e de um fazer artesanal, já o ferro, moldado e oxidado pelas tecnologias industriais, é a afirmação do poder do homem sobre a matéria mas em permanente confronto com a natureza. As suas peças como “Memórias-Paisagens” em madeira e ferro, redescobrem a sua essência ritual e manifestam uma consciência telúrica herdada dos antigos primitivos.
Integrada no programa das comemorações do Dia do Município (25 de julho), esta exposição estará patente ao público até 05 de setembro.