Opinião

MEGABASS X140-SW: Análise e opinião – João Rey

Já nem me lembro muito bem de quando foi a última vez que o mar nos deu uma pequena chance para pescar. Talvez no final de Outubro, início de Novembro. Nem tenho bem a certeza…
E, ainda assim, em condições muito difíceis!

Mas o vício é tão grande e as oportunidades têm sido tão poucas que, qualquer pequena melhoria das condições meteorológicas ou de mar, nos fazem crescer a adrenalina, enchendo-nos de ansiedade, apenas devido ao simples facto de que, este poderá ser o dia em que, finalmente, poderemos sair e pescar em segurança.

Neste momento, nem se pensa muito sobre a altura do dia, a maré, a lua, a actividade dos peixes na nossa costa, ou nas condições ideais para uma jornada de pesca!

O que realmente queremos é que existam as condições mínimas, apenas para estar ali, na linha da frente, a sentir o salitre, com os músculos cansados enquanto exploramos vários “spots”, lançamento após lançamento, com o nosso pensamento focado apenas na possibilidade de que um belo barrote irá, finalmente, estar lá, a lutar pela vida no final da nossa linha!!

Oh… Que visão! Tenho saudades desses dias… Mas é assim o difícil inverno na Costa Atlântica. Ou, pelo menos, assim têm sido os últimos invernos por cá.

Bem, temos que ser pacientes. A pesca também é feita de muita paciência!

Enquanto as condições ideais para a pesca ainda estão longe de serem as melhores, tentamos passar o tempo na manutenção e reparação das nossas “armas”, repondo o “stock” ou adquirindo novos itens que possam acrescentar alguma melhoria ao nosso lote.

Por falar em novo material, há já algum tempo que estava para testar as recém chegadas amostras Megabass, fornecidas pela ZONE JAPAN – Oficial Megabass Dealer. Entre as amostras que eles, gentilmente, me forneceram para testar está a Megabass X140-SW.
Uma magnífica amostra, destinada à pesca do robalo, seguindo os passos da clássica X120-SW.

Esta amostra flutuante com 140 mm de comprimento e 19,5 gr. de peso, lança como um foguete, devido ao seu sistema de transferência de pesos em tungsténio de alta densidade, patenteado pela Megabass.
No entanto, o vento forte e cruzado pode reduzir um pouco a distância de lançamento.

Mas a maioria das amostras rígidas mais leves enfrentam o mesmo problema, certo? Esta amostra tem um design muito elegante e os seus olhos vermelhos dão-lhe um “look” verdadeiramente agressivo.

Vem equipada com 3 anzóis triplos Owner ST-46 #5, que parecem ser bastante razoáveis depois de algumas prisões, mas necessitam de mais testes, com mais tempo em água salgada e algumas lutas com uns barrotes. Pelo menos, assim espero!

Os holográficos laterais e o “lábio” frontal resistiram bem a este primeiro teste. Mas é ainda muito cedo para se tirar grandes conclusões…

A sensação com que fiquei é que esta Megabass X140-SW tem uma acção muito intensa, com um movimento “rolling” e “wobbling”  bastante sensível. Mesmo com correntes fortes pela frente, sentimos bem o seu trabalhar debaixo de água.

Parece funcionar perfeitamente em baixios, afundando não mais que 60 cm, o que é perfeito para o tipo de pesqueiros que visito frequentemente, com muita rocha, mexilhão e laminária.

Podemos sentir muito bem o seu trabalhar tanto com recuperações mais lentas ou recuperações mais aceleradas. Mas o meu movimento favorito é dar-lhe alguns puxões mais enérgicos e, em seguida, parar de repente por alguns segundos, deixando-a flutuar lentamente de volta à superfície, simulando um peixe presa ferido e em apuros.

Se estivermos na “zona quente” e a corrente for favorável, este pode ser o movimento crucial que desencadeia um ataque! Já fui bem sucedido com este movimento noutras amostras e esta Megabass X140-SW parece ter atributos para, igualmente, obter sucesso!

Infelizmente, o peixe não compareceu à chamada, pois não obtive qualquer toque neste primeiro teste. Mas, sem dúvida que, as primeiras impressões foram muito favoráveis e as expectativas são bastante altas.
Estou certo que esta amostra vai permanecer na minha caixa por muito tempo, esperando pacientemente por uma outra chance para entrar em acção!

amostra: Megabass X140-SW
comprimento: 140 mm
peso: 19,5 gr.
profundidade: 30-60 cm
tipo: flutuante (SF)
anzóis: 3 triplos Owner ST-46 #5

Se estiverem interessados em saber mais sobre esta amostra ou adquiri-la, visitem a loja on-line ZONE JAPAN – Megabass Official Dealer em: http://www.zonejapan.co.jp/salt-water/sw-lure/sw-shore-plug/x-140sw.html

Podem visualizar aqui o post original,  em inglês, no blog oficial da loja ZONE JAPAN:
http://zonejapan.tumblr.com/post/107283141022/product-review-megabass-x140-sw-written-by-joao

E aqui, em português: http://amadoresaospinning2014.blogspot.pt/2015/01/megabass-x140-sw-analise-e-opiniao.html#more

João Rey

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo