Local

128 anos depois, a Mutualidade de Santa Maria continua a escrever a sua história

Teve lugar no dia 4 de abril de 2025, no auditório da Instituição, em Esmoriz, a sessão solene de comemoração dos 128 anos de A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista.

Assinalando um percurso histórico de dedicação à proteção social e à promoção da saúde, mas também projetando o futuro da instituição, este ano a tarde comemorativa também deu espaço ao voluntariado, com a tertúlia “O voluntariado na minha vida”.

No arranque das comemorações, o percurso da Instituição foi recordado com as intervenções do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Edgar Diogo, e do Presidente do Conselho de Administração, Luís Alberto Silva, que sublinhou a missão d’A Mutualidade: “A nossa instituição não se limita a cuida e preservar um legado. Quer inovar, crescer e responder às novas necessidades da sociedade.”

A sessão de abertura das comemorações ainda destacou o papel do voluntariado na proteção social, com intervenções marcantes, da vereadora da Câmara Municipal de Ovar, Ana Cunha, que sublinhou a importância das instituições de solidariedade social como pilares de proximidade no território, e do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, este último a assinalar de forma calorosa a cooperação e compromisso que unem A Mutualidade de Santa Maria ao território murtosense há já vários anos.

As bailarinas da Academia La Sylphide brindaram os presentes com uma atuação que abrilhantou este momento solene, encantando os presentes com a elegância da coreografia e a expressividade da sua performance.

A tertúlia “O voluntariado na minha vida” reuniu vários intervenientes para refletir e partilhar experiências sobre o impacto do voluntariado. Pedro Sá, biólogo e voluntário na área do ambiente, destacou o seu papel na conservação da natureza e na proteção da espécie humana.

Daniela Campos, técnica na área da inserção profissional na freguesia de Esmoriz, abordou o valor do voluntariado no desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado de trabalho. Manuel Maio, dirigente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, salientou a importância das escolas, universidades e autarquias no incentivo ao voluntariado, referindo também a oferta formativa da CASES na área do voluntariado. Carlos Ferreira, representante da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES, partilhou a sua experiência em voluntariado internacional, sublinhando o seu papel transformador e as oportunidades do programa Erasmus+. Gustavo Silva, o mais jovem do painel e representante do associativismo estudantil, destacou a relevância do voluntariado no crescimento pessoal e académico dos jovens, reforçando o envolvimento das novas gerações em causas sociais.

O momento coletivo dos parabéns e da partilha do bolo de aniversário marcou simbolicamente o encerramento das comemorações dos 128 anos d’A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista. Num gesto simples, mas profundamente significativo, os presentes celebraram não penas a longevidade da Instituição, mas também os laços de proximidade e os valoresmutualistas que têm guiado o seu percurso ao longo de mais de um século.

Durante esta ocasião especial, Luís Alberto Silva, Presidente do Conselho de Administração, sublinhou que «Hoje, olhamos para o caminho percorrido com orgulho e gratidão, mas tambémcom uma enorme responsabilidade perante o futuro», palavras que refletem o compromisso
contínuo da Instituição com a solidariedade, a cooperação e o bem comum.

Botão Voltar ao Topo