1.º Cortejo Natalício de Tratores foi um espetáculo
O desfile de Natal dos Tratores Agrícolas da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua já aconteceu há vários dias e ainda não se fala noutra coisa.
No passado sábado, 21 tratores devidamente ornamentados e iluminados partiram, às 18:30 do largo da capela da nossa Senhora das Dores, em Valdágua, em Válega. Dali, passaram pelos centros de Válega, Ovar, Praia Furadouro e Guilhovai, em São João de Ovar. De volta ao ponto de partida, cumpriu-se o habitual convívio entre os participantes.
O presidente da direção da ACRV, Sérgio Pinho, conta que a ideia surgiu “em Setembro, quando o mau tempo nos impossibilitou de realizar o tradicional encontro de tratores”. Logo aí ficou no ar a ideia de avançarmos para um desfile natalício. “Mas pensei que iam aparecer uns dez…”
A participação e a receção popular excederam as expectativas. Mais de uma vintena de tratores decorados com iluminações natalícias. “Foi emocionante ver reação das pessoas, o trânsito parado na EN109 para nos ver passar”. Um atrás do outro, tratores repletos de luz e cor. “Houve tratores com mais de 500 euros gastos em decorações”, adianta o dirigente. Também porque havia prémios para os melhores – o trator da foto foi o vencedor.
Eram mais de duas dezenas de tratores e meia centena de participantes, mas “nos bastidores a preparar tudo foram mais de cem”, avalia Sérgio Pinho.
“Foi também uma demonstração de energia e criatividade de jovens agricultores de Válega”, sublinhando ainda que com “esta atividade quiseram levar, do campo até às ruas da cidade, alegria e espírito natalício para acompanharem os produtos agrícolas que estarão à mesa dos portugueses na consoada de Natal”.
O sucesso do cortejo foi evidente e agora, o líder da ACRV já não tem saída: “Temos de repetir em 2025“.