Concerto de Salvador Sobral em Ovar está esgotado
Foi uma verdadeira corrida aos poucos bilhetes que ainda estavam disponíveis que desapareceram logo após a vitória na Eurovisão. Assim, o concerto de Salvador Sobral no Centro de Arte de Ovar está esgotadíssmo. Salvador Sobral venceu quer no voto do júri quer no televoto (758 votos), com uma diferença significativa do segundo classificado, a Bulgária. No seu discurso de vitória fez um elogio à boa música, com conteúdo. “Música não é só fogo de artifício, é sentimento”, frisou. A música “Amar pelos Dois” foi escrita pela irmã, a cantora Luísa Sobral.
O cantor Salvador Sobral, que venceu no sábado o festival da Eurovisão, um feito inédito para Portugal, considerou ainda que “vivemos num mundo de música descartável”, apelando para uma mudança.
“Vivemos num mundo de música descartável, de música ‘fast-food’ sem qualquer conteúdo. Isto pode ser uma vitória da música, das pessoas que fazem música que de facto significa alguma coisa. A música não é fogo-de-artifício, é sentimento. Vamos tentar mudar isto. É altura de trazer a música de volta, que é o que verdadeiramente interessa”, disse Salvador Sobral nas primeiras declarações após a vitória no festival.
O cantor falava depois de ter sido anunciada a sua vitória no festival da Eurovisão, e antes de interpretar novamente – acompanhado pela irmã, Luisa Sobral, autora da música e letra da canção – ‘Amar pelos Dois’, com a qual conquistou uma vitória inédita para Portugal na história do festival.
Mais tarde, em declarações à RTP, Salvador Sobral sublinhou tratar-se de “uma boa vitória também para a música no geral”, apesar de saber “que estas coisas são muito efémeras, estes concursos, amanhã já ninguém se lembra”.
“O importante é continuar a fazer música, mas sinto que é um bom passo que as pessoas tenham gostado desta música, que tem tanto conteúdo, emocional, lírico, melódico, acho que isto pode ajudar de alguma maneira, se calhar até nos anos próximos a Europa trazer músicas com um bocadinho mais de significado a todos os níveis”, afirmou o cantor.
Questionado pelo apresentador José Carlos Malato sobre se esta vitória significa a entrada do cantor na história, Sobral disse não querer pensar nisso, recordando a digressão que tem agendada para os próximos meses.
“A minha irmã tem um talento incrível, nunca duvidei e agora toda a Europa pode ver que qualquer canção que ela faça a Europa fica tocada”, disse ainda Salvador Sobral num elogio à irmã.
“Amar pelos Dois” obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público, na final do festival disputada em Kiev, na Ucrânia, que foi transmitida em direto pela RTP1.
A final do Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países.
Depois do feito de Kiev, Salvador Sobral tem concertos a partir do próximo sábado no Marco de Canavezes, seguindo-se o Cartaxo (26 de maio) e Ovar (27 de maio), antes de prosseguir a 10 de junho em Ílhavo com datas que continuam até agosto.
Veja as reacções e recorde, de seguida, todas as pontuações atribuídas a Portugal na Grande Final: